quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lançado o mwsX 1.1

Para quem gosta de fazer sites "web 2.0+" em PHP, mas tem preguiça de fazer a comunicação entre o PHP e o JavaScript, hoje foi lançada a versão "1.1" do mwsX.

O mwsX se enquadra na categoria de “mais outra biblioteca facilitadora de AJAX” e versões dele estão rodando em muitos sites que participei/participo desde 2007. Esta nova versão permite usar o PHP no lado cliente e fornece maior compatibilidade com as várias versões de PHP e JS.

Página do projeto:
http://code.google.com/p/mwsx/

Sobre o Projeto:

Por quê criar mais uma biblioteca facilitadora de AJAX ?
Quando descobri o AJAX, da mesma forma que muitos, fiquei empolgado: aquilo era a nova Web. Não precisaríamos mais recarregar toda a página - e isto era só a ponta do iceberg, havia muito mais.

Da mesma forma que muitos, procurei mais sobre a tecnologia e cheguei na combinação “Apache + JSP + Tomcat + AXIS”. Tentei instalar ele e dias depois estava mais confuso do que no início.

Da mesma forma que muitos, a tentativa resultou em um trauma que não gosto nem de comentar: incompatibilidade entre versões, compilações que ficavam em cache, ter que escrever XMLs "na mão". Agora sei como vítimas de crimes graves se sentem - foi horrível, humilhante e vergonhoso.

Com base nesta terrível experiência tentei fazer algo com os motes “fácil de instalar/usar” e “não intrusivo” - e o resultado foi o mwsX. Não estou dizendo que o mwsX é o mais fácil de instalar e usar, isto é relativo de quem o usa e não pode ser medido - você pode usar e achá-lo horrível, dependerá de suas experiências pessoais, mas para mim ele é a biblioteca de AJAX mais fácil de usar e instalar e espero que o seja para muitos.

Valores do projeto
a) ser menos intrusivo possível: você não tem que alterar seu código PHP (ou terá que alterar muito pouco)
b) fácil de instalar e usar: não há instalação, compilação, etc. Você precisa de 2 arquivos e 2 linhas de inclusão (“include” no PHP e “script” no JS): só.

Clientes
no momento existem clientes para o PHP e para o JavaScript, mas sinta-se a vontade para fazer clientes em outras linguagens.